Projetos


Você está em - Home - Sites Relacionados - Projetos

Projeto Tamar
O Projeto Tamar - IBAMA trabalha em defesa das tartarugas marinhas e possui 20 bases de pesquisa em oito estados brasileiros. Neste site você encontra a descrição das espécies, informações sobre desova, reprodução, distribuição no Brasil e no mundo e, os perigos que as ameaçam.
http://www.projetotamar.com.br


Projeto Papagaio-verdadeiro
Iniciado em 1997 e coordenado pela Zootecnista Gláucia Seixas este projeto tem como objetivos caracterizar o comércio de papagaios no Estado do MS, subsidiando a tomada de decisões por parte das instituições que atuam direta ou indiretamente na conservação e manejo da fauna, propiciando a ação integrada em relação ao Amazona aestiva.
http://papagaio2000.sites.uol.com.br


Projeto Morcego Livre
A Ação Ambiental Morcego Livre" AAML, ONG ambiental com sede em Uberlândia/MG , tem por objetivo principal a preservação, defesa e desmistificação de nossos morcegos através de ações de educação ambiental e intervenção direta em situações de ameaça aos morcegos.
www.morcegolivre.vet.br


Projeto Baleia Franca
Criado em 1981 pelo Vice-Almirante Ibsen Câmara, visa conhecer e proteger a segunda espécie de baleia mais ameaçada de extinção no planeta.
www.baleiafranca.org.br


Projeto Peixe-boi-marinho
Em 1998 o Centro Peixe-Boi/IBAMA recebeu status de Centro Nacional de Pesquisa, Conservação e Manejo de Mamíferos Aquáticos ou Centro Mamíferos Aquáticos/IBAMA e o Projeto Peixe-Boi/IBAMA passou a ser um projeto executivo deste Centro.
www.projetopeixe-boi.com.br


Projeto Golfinho Rotator
O Projeto Golfinho Rotator (desenvolvido pelo Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha e pelo Instituto Pró -Noronha) atua, desde 1990, no monitoramento científico e contínuo do Stenella lonfiastriz.
www.golfinhorotador.org.br


Projeto Jararaca
O objetivo do projeto é a obtenção de informações sobre a história natural das jararacas brasileiras (Bothrops spp., sensu lato) através de trabalhos de campo, em cativeiro e através de exame de animais preservados em coleções científicas.
http://eco.ib.usp.br/labvert/Jararaca/projjar_principal.htm


Projeto Arara Azul
Iniciado em 1990, pela bióloga Neiva Guedes, o projeto envolve pesquisa, manejo e conservação das araras azuis.
http://www2.uniderp.br/projetos/arara.html


Projeto Baleia Jubarte
Este projeto visa proteger as baleias jubarte, avaliando o tamanho da população, identificando os animais, estudando seu comportamento natural e a interação com os barcos de turismo da região, desenvolvendo trabalhos de educação ambiental para preservação da espécie.
http://www.baleiajubarte.com.br


Projeto Albatroz
Aves marinhas estão morrendo em todo o mundo, capturadas por aparelhos de pesca. Essa captura acidental de aves é um sério problema para a conservação das espécies. O objetivo do projeto é conciliar a Conservação de Aves Marinhas com a Pesca Produtiva.
http://www.projetoalbatroz.com.br


Projeto Delphi
Monitoramento da População de Golfinhos nas Baías de Guaratuba e Paranaguá.
www.ambientebrasil.com.br/composer.php3?base=./especie/fauna/
index.html&conteudo=./especie/fauna/programas/golfinho.html


Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios
O RAN - IBAMA é um centro de pesquisa e conservação de fauna que tem como missão coordenar, promover e realizar, em âmbito nacional, as ações de conservação e manejo de répteis e anfíbios da fauna brasileira, tendo como prioridade as espécies brasileiras ameaçadas de extinção e as de interesse comercial.
www.ibama.gov.br/ran


Preservação do Mero
Mero (Epinephelus itajara): um dos peixes presentes na crescente lista de espécies ameaçadas em todo mundo.
http://www.vidamar.org.br/meros/


Projeto Piabanha
O Projeto Piabanha tem como missão trabalhar junto aos pescadores profissionais e comunidades ribeirinhas para recuperar a integridade ambiental e os peixes nativos em processo de extinção da bacia hidrográfica do rio Paraíba do Sul.
http://www.projetopiabanha.org.br/


Programa de Preservação do Muriqui
Projeto de preservação do IBAMA, do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e da TEREVIVA. O macaco Muriqui ou Mono Carvoeiro é o maior primata das Américas, um macho adulto pode atingir até 15 Kg, habitante natural da Floresta Atlântica.
http://www.programamuriqui.org.br/


Projeto Puma
Este projeto está incluído no Plano de Ação para Conservação dos Felinos da IUCN devido a pesquisa com ataques de puma a rebanhos domésticos, um assunto crítico para conservação dos grandes felinos em geral.
http://uniplac.net/~puma/page_main_port3.html


Projeto Ecossistemas Costeiros
O Projeto desenvolve atividades ligadas ao estudo e conservação dos ambientes costeiros.
www.ib.usp.br/ecosteiros


Projeto Pegadas do Brasil
O rastreamento de pegadas é só o começo. É a porta de entrada para uma nova relação com a natureza, com a qual passamos ser agentes de sua conservação.
http://www.pegadas.org.br

CEMAVE - Centro de Pesquisa para Conservação de Aves Silvestres
É uma unidade descentralizada do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis IBAMA/MMA, com sede localizada no Parque Nacional de Brasília, Distrito Federal
http://www.ibama.gov.br/cemave/


Projeto Mamíferos Marinhos do Sul
Projeto do IBAMA criado em 1988 com objetivo de Proteger os Mamíferos Marinhos e seus ecossistemas no Litoral Sul do Brasil através de ações em Pesquisa, Monitoramento e Educação Ambiental.
http://www.ibama.gov.br/projetos_centros/mamiferos.htm