EDITAL 01/2022 DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA COM CONSERVAÇÃO
Para baixar o edital em PDF, clique na imagem abaixo.
- OBJETIVO
_____________________________________________________
A Associação Brasileira de Veterinários de Animais Selvagens – ABRAVAS promove edital de apoio a projetos de pesquisa ou ações conservacionistas. São relevantes propostas que:
- Tragam resultados concretos para a conservação in situ;
- Promovam a integração de diferentes áreas do conhecimento, direcionando esforços sinérgicos para a conservação da natureza;
- Gerem informações relevantes para ações futuras de conservação, por meio de aplicação do conhecimento obtido;
- Tragam inovações ou tecnologias para a conservação;
- Fomentem ações de conservação ex situ de relevante influência direta ou indireta para a conservação in situ.
- PRAZO, DURAÇÃO E VALORES
2.1 Dos Prazos de Inscrição
O cadastro de propostas fica disponível pelo período de um mês, a partir da data de abertura do edital em 14/02/2022, ficando limitadas inscrições até as 23:59 h do dia 15/03/2022, horário de Brasília. A partir desta data e horário, o formulário ficará bloqueado para qualquer tipo de alteração, edição ou submissão de propostas. Será aceita apenas uma proposta por instituição.
2.2 Da Duração dos Projetos
As propostas devem ser apresentadas considerando o tempo de execução de até 06 (seis) meses, contados a partir da data do recebimento do recurso, sendo este o prazo final para entrega de prestação de contas do valor recebido.
2.3 Do Prazo de Avaliação das Propostas
A diretoria da ABRAVAS deverá liberar o resultado da proposta vencedora do processo seletivo em até 30 dias contados a partir da data do término do período de submissão das propostas.
2.4 Dos Valores
O valor total destinado à proposta vencedora será de R$2.000,00 (dois mil reais), que serão depositados em conta cedida pela instituição proponente. O valor recebido poderá ser utilizado para custeio de materiais de consumo, materiais permanentes, pagamento de serviços de terceiros, ou despesas outras que possam ter seu custeio justificado na proposta.
2.5 Da Comprovação
A comprovação se dará mediante apresentação de notas fiscais, recibos ou cupons fiscais de compra de produtos ou pagamento de serviços, os quais deverão ser encaminhados, através de prestação de contas num prazo máximo de 30 dias, ao e-mail tesouraria@abravas.org.br.
A ausência de comprovação da utilização dos recursos de acordo com a proposta apresentada, obrigará a devolução deste pela Instituição.
- LINHAS TEMÁTICAS
Para ser considerada elegível, a proposta apresentada deverá necessariamente abordar a conservação quelônios, encaixando-se em uma ou mais linhas temáticas abaixo discriminadas:
➢ Espécies Ameaçadas:
Projetos que executem ações prioritárias de Planos de Ação nacionais (PAN’s), ou ações emergenciais para espécies que não possuem PAN, além de projetos que visem a recategorização de status de ameaça de extinção de espécies que não são oficialmente reconhecidas como ameaçadas. Esta linha temática pode compreender tanto quelônios marinhos, quanto espécies outras que sejam necessárias para sua sobrevivência, das às suas relações ecológicas.
➢ Conservação de Ambientes Marinhos
➢ Soluções para Conservação de Quelônios
Instituições de resgate e reabilitação
- QUEM PODE SUBMETER PROPOSTAS?
Poderão submeter propostas, instituições sem fins lucrativos, como organizações não-governamentais, fundações, institutos ou associações, que atuem direta ou indiretamente com conservação, pesquisa ou manejo de quelônios. Não serão aceitas propostas encaminhadas por instituições com fins lucrativos.
- PROCESSO DE AVALIAÇÃO, SELEÇÃO E IMPLANTAÇÃO
O processo seletivo das propostas submetidas deverá seguir o seguinte calendário:
ETAPA DO PROCESSO |
PERÍODO |
1 - Submissão das Propostas |
14/02/2022 - 15/03/2022 |
2 - Avaliação e Seleção das Propostas Submetidas |
15/03/2022- 15/04/2022 |
3 - Divulgação da Proposta Vencedora |
15/04/2022 |
4 - Apresentação de Documentação pela Instituição Vencedora |
15/04/2022 – 25/04/2022 |
5 - Limite para Prestação de Contas da Instituição Vencedora |
25/05/2022 |
Como a ABRAVAS tem autonomia político-institucional, o resultado do julgamento não estará sujeito a qualquer tipo de recurso. O contrato com a instituição responsável pela submissão da proposta vencedora só será assinado se a proponente enviar todos os documentos solicitados, dentro do prazo estabelecido. Caso a instituição perca o prazo ou não encaminhe algum dos documentos solicitados, sua proposta será automaticamente desclassificada, sendo feito contato com a segunda colocada, via e-mail, para que apresente as documentações. O e-mail, que conterá novo prazo para envio dos documentos, deverá ser respondido com ciência e concordância da instituição proponente, dentro do prazo de 05 (cinco) dias a partir de sua data de envio, comprometendo-se com o envio da documentação dentro do prazo solicitado. Caso alguma das normas não seja cumprida, a proposta será automaticamente desclassificada, repetindo-se este passo com as instituições proponentes subsequentes, até que alguma instituição cumpra todas as exigências.
- DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA A IMPLANTAÇÃO
Para a assinatura do contrato, a instituição proponente deverá apresentar os seguintes documentos:
1 - Licenças ou Autorizações Ambientais de Operação cabíveis dentro do prazo de validade, emitidas pelas instituições governamentais responsáveis (IBAMA, ICMBio, Órgãos Ambientais Estaduais, Etc.).
2 - Licença SISBIO (quando necessário).
3 - Licença SISGEN (quando necessário).
4 - Anotação de Responsabilidade Técnica de Médico Veterinário qualificado no manejo das espécies em questão.
5 - Comprovante de associação da ABRAVAS de ao menos um veterinário da equipe.
- NORMAS PARA SUBMISSÃO DAS PROPOSTAS
Para submeter a proposta, a instituição proponente deverá preencher formulário constante no link INSCRIÇÃO DE PROJETO DE CONSERVAÇÃO e enviar o documento em PDF com o projeto proposto ao e-mail: diretoria.abravas@gmail.com
As inscrições deverão ser institucionais, feitas exclusivamente por CNPJ ou MEI, sendo vedada a inscrição para pessoas físicas. Será aceita apenas uma proposta por CNPJ/MEI. O projeto proposto deverá ser redigido em fonte arial 12, com espaçamento simples, margens padrão para tamanho A4, e conter minimamente os seguintes tópicos:
1 - Título - Título atribuído ao projeto. Deverá sintetizar o objetivo/finalidade do projeto. Máximo de 15 palavras.
2 - Cabeçalho - Deverá conter o nome, CNPJ, e-mail e telefone de contato da instituição proponente e os nomes e funções dos membros envolvidos na execução e planejamento do projeto.
3 - Introdução - Contextualização do trabalho da instituição e objetivos do projeto proposto. Máximo de 1 página.
4 - Justificativa - Apresentação de justificativa para o aceite desta proposta como a vencedora, contendo sua relevância para o tema proposto. Máximo de 1 página.
5 - Plano de Gastos - Planilha de intenção de usos do recurso recebido.
- CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO DAS PROPOSTAS
Será criada uma comissão avaliadora formada por três membros da diretoria da ABRAVAS, que deverão ler e atribuir pontuação de 0 a 10 para cada proposta, com base nos seguintes critérios:
1 - Exequibilidade da Proposta - 0 a 3 pontos.
2 - Necessidade do Recurso - 0 a 3 pontos.
3 - Impacto dos Resultados Esperados na Conservação - 0 a 4 pontos.
As propostas serão elencadas conforme pontuação final obtida pela média simples (total de pontos dividido por 3). Propostas que empatarem, terão critério de desempate feitos pela seguinte ordem: 1 - maior média de pontos nos Impactos dos resultados esperados; 2 - maior média de pontos da necessidade do recurso; 3 - maior média de pontos da exequibilidade da proposta. Se mesmo assim ainda houver empate, será feito desempate por data mais antiga de submissão da proposta.
- NORMAS PARA PRESTAÇÃO DE CONTAS
Para a prestação de contas do uso da verba recebida, a instituição cuja proposta foi vencedora deverá apresentar, dentro do prazo estipulado, um relatório com no máximo de 2 páginas, com fonte arial 12 e espaçamento simples entre linhas, em arquivo pdf. Este relatório deverá descrever os benefícios proporcionados pela verba de apoio ao trabalho desenvolvido, bem como anexo os comprovantes do uso dos recursos disponibilizados. Caso não haja a apresentação desta documentação comprobatória, a instituição ficará impedida de participar de outros editais de seleção de apoio financeiro promovidos pela ABRAVAS.
- CONTATO
Em casos de dúvidas sobre este edital, o contato deverá ser feito por e-mail para:
Veja também
- TÍTULO DE ESPECIALISTA EM MEDICINA DE ANIMAIS SELVAGENS - Ano VII - Jan/2023 - nº70
- A ABRAVAS se posiciona contrariamente à extinção da Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul
- ABRAVAS se posiciona em relação à resolução 457 do CONAMA
- ANAIS 2022
- Anais 2023
- APRESENTAÇÃO TRABALHOS APROVADOS E CONCORRENTES AO PRÊMIO ABRAVAS
- Assembléia Geral Ordinária 2020
- Assembléia Geral Ordinária 2022
- Assembleias ABRAVAS
- Ata da Assembleia Geral Ordinária
- Ata da Assembleia Geral Ordinária 2016
- Ata da Assembleia Geral Ordinária 2017
- Ata da Assembleia Geral Ordinária 2018
- Ata da Assembleia Geral Ordinária 2019
- Ata da Assembleia Geral Ordinária 2020
- Ata da Assembleia Geral Ordinária 2021
- Ata da Assembleia Geral Ordinária 2022
- Ata da Assembleia Geral Ordinária 2023
- Boletim Técnico ABRAVAS edição extra
- Boletim Técnico ABRAVAS edição extra
- Boletim Técnico ABRAVAS Edição Extra
- Boletim Técnico ABRAVAS Edição Extra
- Boletim Técnico ABRAVAS Edição Extra 2019
- Boletim Técnico Parque Vida Cerrado
- Cartilha-Dê passagem para a vida
- Chapa inscrita para Eleição para o Biênio 2019 - 2021
- CHAPA INSCRITA PARA ELEIÇÃO PARA O BIÊNIO 2021 - 2023
- Chapa inscrita para Eleição para o Biênio 2024 - 2026
- Classificação e Ganhadores dos Prêmios ABRAVAS durante o congresso 2012
- Congresso ABRAVAS 2021 - 100% on-line
- Curso de Biologia, Manejo e Medicina de Répteis
- Curso de Zoo Design e Manejo ex situ de Animais Silvestres
- Curso Homeopatia na Medicina de Animais Selvagens
- CURSO LASERTERAPIA APLICADA NA MEDICINA DE ANIMAIS SELVAGENS
- CURSO “ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA DE COELHOS”
- CURSO “ATUALIZAÇÃO EM MEDICINA DE COELHOS”
- E-Book O Jacaré do Papo Amarelo
- E-Book Reabilitação de Procellariiformes (albatrozes, petréis e pardelas)
- EDITAL 01/2022 DE APOIO A PROJETOS DE PESQUISA COM CONSERVAÇÃO
- Eleição para o Biênio 2015 - 2017
- Eleição para o Biênio 2017 - 2019
- Eleição para o Biênio 2017 - 2019
- Eleição para o Biênio 2019 - 2021
- Eleição para o Biênio 2021 - 2023
- Eleição para o Biênio 2023 - 2025
- ELEIÇÃO PARA O BIÊNIO 2023 - 2025
- Eleição para o Biênio 2024 - 2026
- Ganhadores do Prêmio ABRAVAS de 2014
- Homeopatia na clínica de animais selvagens
- INFLUENZA AVIÁRIA DE ALTA PATOGENICIDADE - Ano VII - Fev/2023 - nº71
- Informativo - Abravas
- Inscrições Equipe de Apoio - Congresso 2024
- IV Curso de capacitação para trabalho com fauna em vida livre (Conservação in situ) - Pantanal Sul Matogrossense
- Manifesto de Apoio à Fundação Parque Zoológico de São Paulo
- Manutenção Tamanduás em Cativeiro
- Nota de desagravo do Conselho Federal de Medicina Veterinária
- Nota de pesar
- Nota de repúdio
- Nota de repúdio à proposta de Instrução Normativa da Portaria no 53 de 23 de março de 2021
- O Médico Veterinário de Animais Selvagens
- OFÍCIO DE CONTESTAÇÃO DO PROJETO DE LEI 01-00030/2019
- ORIENTAÇÕES PARA AUXÍLIO FINANCEIRO FAPE - CONGRESSO ABRAVAS 2022
- ORIENTAÇÕES PARA AUXÍLIO FINANCEIRO FAPE - CONGRESSO ABRAVAS 2023
- ORIENTAÇÕES PARA AUXÍLIO FINANCEIRO FAPE - CONGRESSO ABRAVAS 2024
- Posicionamento da ABRAVAS referente a legislação e gestão de fauna ex situ
- PROJETO DE LEI 01-00030/2019 do Vereador Reginaldo Tripoli (PV)
- Recomendações aos Médicos Veterinários de Animais Selvagens e Pets Não Convencionais no período de quarentena - COVID-19
- Resumos do Boletim Técnico ABRAVAS
- Simpósio ABRAVAS: Gestão de fauna ex-situ
- Simpósio beneficente ABRAVAS
- Simpósio de Medicina de Aves de Rapina
- Símpósio de Medicina de Quelônios
- Tratado de Crocodilianos do Brasil
- XXI Congresso ABRAVAS e III Congresso ALVEFAS
- XXX Encontro E XXIV Congresso ABRAVAS 2022 - Ano VII - Out/2022 - nº69
- XXXI Encontro E XXV Congresso ABRAVAS 2023 - Ano VIII - Out/2023 - nº72