Tratado de Crocodilianos do Brasil


Você está em - Home - Noticias - Tratado de Crocodilianos do Brasil

Os documentos e estudos com jacarés no Brasil não são recentes. Mesmo antes das viagens dos primeiros naturalistas europeus do século XVII, os jacarés já exerciam uma mistura de fascínio e medo nas pessoas, sobretudo naquelas pouco familiarizadas com a vida selvagem. Desde então, muitas informações vêm sendo registradas por pesquisadores de diversas regiões, produzindo um vasto conteúdo sobre a biologia, ecologia, fisiologia, saúde, taxonomia, conservação e o comportamento dos crocodilianos brasileiros.

Porém, toda essa informação está dispersa e acessível principalmente aos cientistas, via fontes bibliográficas que são muitas vezes difíceis de se obter. Ademais, diversas informações são fruto da experiência daqueles que vivenciam o dia a dia com os jacarés, mas não tiveram a oportunidade de relatá-las em publicações científicas. Em razão disso, convidamos dezenas de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que atuam no país para colaborarem numa real forçatarefa, compilando informações, experiências e um rico acervo de imagens reunidos em um livro, servindo de referência para os estudos com crocodilianos no país. Assim nasceu essa obra tão especial, o Tratado de Crocodilianos do Brasil.

No decorrer da construção desta obra, percebemos que o volume de informações seria enorme, o que poderia trazer muita complexidade aos textos. Deste modo, adotamos uma linguagem simples e acessível, que permite ao leitor (mesmo não especialista) compreender os conceitos fundamentais abordados, por meio de uma leitura fácil e mais fluida. Apesar disso, não renunciamos ao rigor científico na elaboração e revisão dos capítulos, respeitando e elucidando quando necessário os termos técnicos específicos de cada área. Esta é uma obra que marca um período riquíssimo de descobertas e conhecimentos compartilhados sobre os crocodilianos, em um esforço coletivo inédito no país.

Contudo, obviamente este livro não é definitivo. A ciência dos crocodilianos necessita de muitos avanços no Brasil, principalmente num cenário em que as ações humanas vêm, notoriamente, dificultando a sobrevivência das espécies de jacarés em seus hábitats naturais. Acreditamos que esta obra possa trazer luz sobre os diversos aspectos da ciência dos crocodilianos brasileiros, servindo de estímulo às novas gerações de pesquisadores que buscam por respostas que nos direcionem ao caminho da coexistência harmônica com os jacarés e toda a biodiversidade brasileira. Desejamos uma ótima leitura e que desfrutem deste conhecimento que agora está disponível ao alcance de todos.

Os editores.

Editores:

André Felipe Barreto Lima

Marcelo Renan de Deus Santos

Yhuri Cardoso Nóbrega

Ano: 2021

Clique na imagem abaixo para fazer o download gratuito do livro. 

Veja também